sábado, 20 de outubro de 2012

Da blogosfera...

Publicado por Desnorteada às 4:20 da tarde
O universo da blogosfera é engraçado, inquietante, curioso. E é tudo isto porque podemos ser nós sem o sermos; podemos revelar-nos sem nos revelar; podemos contar as nossas histórias como se fossem de outros. No meu caso, eu adoptei um nome... [usava-se na altura] e, apesar de já ter ponderado assumir o meu nome muitas vezes, nunca me quis desligar da desnorteada. É a minha companhia, sou eu, nua, sem esconder nada, sem disfarçar o que quer que seja, sem receios e sem pudor. O Meu Lado B é o meu lugar, onde me assumo tal e qual sou, sem andar às voltas, sem rodeios, onde as palavras não ferem e os gestos são desejados. Quando, há oito anos, idealizei este cantinho, pensei-o numa linha intimista, queria que ele fosse realmente o meu lado b...

É verdade que, por aqui, conseguem traçar um perfil e para quem me conhece não é difícil encontrar-me em cada texto, em cada imagem, em cada música que publico. Está lá tudo: tudo o que vejo, tudo o que oiço, tudo o que leio, tudo o que sou. Não há margem para dúvidas. Não há um querer ser quem não se é, não há uma personagem inventada, querida para os outros, politicamente correcta [é que até nas intenções, na maneira de pensar, de agir, de ser, isso pode acontecer e, como diz a minha avó, "de boas intenções está o inferno cheio"!]. Eu assumo: não tem sido fácil viver. Estar aqui e ser feliz. Não tem sido fácil... mas tenho os meus momentos e contento-me com eles. Não gosto que me digam que tenho de agradecer o pouco que tenho [um dia de sol, os amigos, a família, blá,blá,blá, wiskas saquetas...]. Isso é que todos querem ler. Isso é o que aquelas frases lindas que publicamos no "livro das caras", todos os dias, nos dizem. Sinceramente, isso chega? As palavras serão suficientes?

Como é que alguém que trai, que mente, que engana, que não perdoa, que é pobre de espírito, pode depois ser moralista e vir para a blogosfera falar da vida como se fosse o Paulo Coelho de saias? Estou por cá desde 2004 e nunca me senti tão burlada como agora. Sim, BURLADA! Todos os dias descubro blogues que não têm conteúdo algum, com erros de português aos magotes, com filosofias que merecem o Nobel da Paz, com 1000 e muitos seguidores, que não acrescentam nada de nada a este mundo. Não, não são textos pessoais, desabafos, diários, são uma espécie de conselhos que vão deixando como se fossem o supra-sumo da verdade. A mim, não convencem... Mesmo! É que não dá para acreditar no que se lê por esta blogosfera fora... E, citando mais uma vez a minha avó, "o pior cego é aquele que não quer ver".

9 comentários:

mariana disse...

eu venho cá quase desde o início. adoro ler os teus textos. são transparentes. deixei o meu blogue porque não me identifico com o que se publica agora na blogosfera. concordo com tudo o que escreveste. eu ainda tenho a agravante de conhecer algumas dessas "Paulo Coelho de saias" pessoalmente. Muito bom, Desnorteada. :*

Desnorteada on 7:08 da tarde disse...

mariana, há tanto tempo... :) agora percebo porque não comentas. Fico feliz que ainda andes por aqui... ;) Beijinhos

PM on 7:24 da tarde disse...

Olha, uma vénia ao teu texto. Quanto mais leio o teu blog mais acho que partilhamos opinião em muita coisa. Umas das coisas boas disto dos blogs é também encontrar pessoas com quem nos identificamos e com quem partilhamos opiniões.

Isso das receitas para a felicidade e bem do próprio e do próximo são tangas de quem nem acredita no que escreve, na maior parte dos casos porque nos outros andam a viajar na maionese. Essa do Paulo Coelho é muito boa mesmo.
Desses blogs nem me dou ao trabalho de ler, se sigo um ou outro é quase curiosidade mórbida. Não há pachorra e eu já dei muito para esse peditório.

Desnorteada on 11:54 da tarde disse...

PM, obrigada! Enumeraste aqui algumas coisas que fazem com que eu ainda mantenha o meu blogue... principalmente, encontrar pessoas com as quais me identifico. ;) Eu não tenho pachorra nenhuma para esse tipo de blogues, nem entendo a loucura por eles... mas enfim... "mudam-se os tempos, mudam-se as vontades!" :**

joão disse...

concordo plenamente com isto que escreveste. "Paulo Coelho de saias"??? Muito bom!! ahahaha

PM on 3:42 da tarde disse...

De nada :)

Desnorteada on 3:44 da tarde disse...

joão, e não são? ;)

PM: ;)

Neuza Mariano on 5:20 da tarde disse...

Tão bom teres o teu lado blog, desnorteada.

Já eu sou o oposto, mostro a cara, mas, nem sempre o coração =)

Desnorteada on 10:32 da manhã disse...

neuza, às vezes gostava de ser como tu... :)

 

O Meu Lado B Copyright © 2012 Design by Antonia Sundrani Vinte e poucos